12 de mar. de 2009

1° FESTIVAL DA SANFONA:

O Festival
Valorizar a arte de tocar sanfona, garantindo espaço para troca de experiências e promoção deste instrumento, é uma ação fundamental para o fortalecimento da autêntica música brasileira e global. O 1º Festival Internacional da Sanfona já nasce inserido no circuito mundial do acordeon, com uma programação que inclui espetáculos, oficinas práticas, palestras e exposições. É nas margens do Rio São Francisco, no centro do Nordeste brasileiro, que o evento reúne grandes instrumentistas e personalidades importantes no universo da sanfona, oriundos de várias regiões do país e do exterior. Em sua primeira edição, o evento homenageia o rei do baião Luiz Gonzaga e o mestre Sivuca.

Atividades Formativas:

Exposições:. Acervo do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga - Campina Grande-PB. Modelos diversos de sanfona, coleção particular de Valério Sanzovo – Jaú-SPDe 16 a 21 de março, das 10h às 22h, no River Shopping, Petrolina-PE. Oficinas práticas:. Sanfona cromática de 120 baixos. Por Mestre Camarão, que aprendeu a tocar com seu pai, o sanfoneiro Antônio Neto, participou de 28 gravações com Luiz Gonzaga, criou método próprio de ensino musical, dirige a Escola Acordeon de Ouro e é maestro da Oficina Sanfônica do Recife. De 18 a 20 de março, das 9h às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA.. Sanfona de 8 baixos. Por Luizinho Calixto, sanfoneiro há três décadas, que escreveu o primeiro manual de oito baixos do País e demonstra que os horizontes dos oito baixos são mais extensos do que as limitações do instrumento fazem imaginar. Integrante de uma família de grandes sanfoneiros, como seu irmão Zé Calixto, aprendeu com o pai, seu Dideus, recebeu fortes influências de Luiz Gonzaga e chegou a tocar com Jackson do Pandeiro. Dia 20 de março, das 9h às 12h, no Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA.

Palestras:.

“A Vasta Obra de Luiz Gonzaga”, por José Nobre, pesquisador, fundador e mantenedor do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga - Campina Grande-PB. Apresenta gravações raras, imagens, detalhes e curiosidades sobre o Mestre Lua. Dia 16/03, às 19h, no Grande Hotel de Juazeiro.. “Sivuca, Música e História”, por Fernando Gasparini, jornalista, mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Flavia Barreto, filha única do artista, pós-doutora em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), socióloga, professora universitária e pesquisadora cultural. São apresentados os resultados de uma pesquisa profunda, contendo fotografias raras, imagens audiovisuais e gravações desde a década de 50 até a produção mais recente deste grande músico. Dia 18/03, às 19h, no Grande Hotel de Juazeiro.. “A discografia de Dominguinhos", por José Manoel de Lemos Pereira, sociólogo, produtor cultural e pesquisador da música nordestina. Uma síntese da carreira artística deste grande brasileiro, através de imagens fotográficas e trechos de músicas: suas principais influências musicais, carreira solo, como músico de estúdio, compositor, parcerias, participações em trabalhos de outros artistas, seus intérpretes mais importantes, principais seguidores etc. Dia 20/03, às 15h, no Grande Hotel de Juazeiro.

Espetáculos:

CONCERTO SOLO, com Mirco Patarini. Dia 17/03, às 20h no Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA. GRAVAÇÃO DO DVD “SIMPLESMENTE ASSIM”, com Targino Gondim e participação especial de Dominguinhos, Elba Ramalho e Peu Meurray. Dia 19/03, às 20h no Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA. GRANDE SHOW, com Orquestra Sanfônica de Aracaju, Dominguinhos, Targino Gondim e convidados, Elba Ramalho, Cezinha, Luizinho Calixto e Raimundinho do Acordeon. Dia 20/03, a partir das 20h na Orla Nova, Juazeiro-BA. GRANDE SHOW, com Orquestra Sanfônica do Recife, Oswaldinho, Targino Gondim e convidados, Clã Brasil, Renato Borghetti e Cicinho de Assis. Dia 21/03, a partir das 20h na Orla Nova, Juazeiro-BA.

Nenhum comentário: