16 de nov. de 2009

Interior do estado poderá ajudar a eleger vencedores do Festival 5 Minutos
Cenário de locações de muitos filmes em cartaz ou que estão sendo filmados — a exemplo de “Besouro” e “Faroeste Caboclo” — o interior da Bahia será protagonista de mais um evento audiovisual: o Festival Nacional 5 Minutos, que estendeu seus tentáculos e realizará, de 17 a 20 de novembro, exibições simultâneas da Mostra Competitiva em Salvador, Região Metropolitana e nos 10 Centros de Cultura do interior do estado.
Consagrado como um dos mais democráticos eventos do audiovisual no país, o 5 Minutos reúne um panorama da mais recente produção em curto formato, com obras de quase todos os estados. Destaque para a Bahia, que aparece com 30 vídeos, sendo cinco deles produzidos por realizadores do interior do estado, dos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ipiaú e Lençóis (este último, com dois participantes). “Os cineastas e documentaristas do interior da Bahia sempre valorizaram o Festival. Não é a toa que em 2009 temos cinco vídeos do interior selecionados para a mostra competitiva. Então nada mais justo que apresentarmos a esta população o que temos de melhor no evento”, afirma a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico.
A Mostra Competitiva reúne um total de 50 vídeos e oferece um total de R$ 30 mil reais em prêmios, em cinco categorias. A premiação funciona da seguinte forma: quatro vídeos serão escolhidos por uma comissão julgadora (1º ao 3º lugar, e o vídeo de “jovem realizador”, para produtores menores de 21 anos) e um será escolhido pelo público, através de voto direto nos locais de exibição na capital e interior.
O Festival nacional 5 Minutos é promovido pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia. As exibições da mostra competitiva acontecem de 17 a 20 de novembro, em Salvador, Região Metropolitana e outras 10 cidades do interior do Estado, sempre às 20h.
Participe Opine Vote Liberte suas idéias!
A imprensa pode obter mais informações na Lima Comunicação (71) 3240-6344/66 com Vânia Lima (71) 9963-6679, Jan Penalva (71) 8792-1770 (74)3611-4322.

Nenhum comentário: