3 de abr. de 2012

CIRCUITO POPULAR DE CINEMA

HOJE TEM CIRCUITO POPULAR DE CINEMA NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

SEÇÕES AS 15 E 19 HORAS COM O FILME BOI ARUÁ



Boi Aruá (1983) é um longa-metragem de animação brasileiro, dirigido por Chico Liberato.
O desenho animado, inspirado na literatura de Cordel, conta a história de um fazendeiro cujo poder é desafiado sete vezes pela extraordinária aparição de um boi misterioso, o Boi Aruá.
Baseado no imaginário do sertanejo nordestino, Boi Aruá é muito mais do que uma simples e didática adaptação do universo nordestino: é uma transposição extremamente criativa desta cultura para o audiovisual. Com um traço típico dos desenhos de cordéis, mas à diferença da linha “em perfil” de J. Borges, tem uma estética própria, singela e poética. A própria narrativa é peculiar, nada óbvia e com diálogos soltos, e fica completamente justificada dentro do mergulho mitológico desejado.
A orquestração de Ernst Widmer acompanha a inventividade do contexto e, ao escutar a música de Elomar na segunda metade do filme, tudo faz sentido.


O enredo conta a história de um vaidoso e austero vaqueiro (Tibúrcio), que cisma em capturar um boi selvagem e encantado (Aruá). O desejo de laçar o boi mandinguento se torna uma obsessão que diz muito sobre a personagem, comparável à raiva do Capitão Ahab em pescar a sua Moby Dick. O boi é metamórfico - ora é um simples animal, ora uma espécie de Exu, ora vira uma constelação, ora é o próprio vaqueiro. No curso da história, a verdadeira natureza do Boi se revela ao vaqueiro Tibúrcio.

MOSTRA O SERTÃO NO CINEMA – TERÇAS DE ABRIL 2012 / 15 e 19HS
Boi Aruá 3 de abril
O Grito da Terra 10 de abril
O dragão da maldade contra o santo guerreiro 17 de abril
Paixão e Guerra no Sertão de Canudos - A Musa do Cangaço 24 de abril

MOSTRA DE DANÇA – QUARTAS DE ABRIL 2012 / 15hs

Mostra Itinerante de Vídeodança 11 de abril
Mostra Itinerante de Vídeodança 18 de abril
Mostra Itinerante de Vídeodança 25 de abril

Nenhum comentário: