9 de out. de 2012

Festival Nacional 5 Minutos


Além de promover a difusão da atual produção audiovisual de realizadores brasileiros e de oferecer ampla programação para públicos de todas as idades em mostras e atividades diversas, o XV Festival Nacional 5 Minutos investe também na formação de profissionais da área, oferecendo seis oficinas gratuitas temáticas. Com inscrições online feitas até o último dia 23 de setembro, as listas dos alunos selecionados estão agora divulgadas no site www.dimas.ba.gov.br, da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), realizadora do evento, que ocorre entre 15 e 20 de outubro. Na página, é também possível consultar dias, horários e locais das aulas, bem como toda a programação e informações relacionadas à 15ª edição do Festival.


Quatro dos cursos disponibilizados são frutos de parcerias com instituições relacionadas ao campo do audiovisual e da cultura. Ao lado do Centro de Audiovisual do Norte Nordeste (CANNE) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), o 5 Minutos traz a Oficina de Direção de Arte, com Vera Hamburger, e a Oficina de Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica, com Christian Duurvoort (São Paulo). Já em associação com a School of Art, Game and Animation (SAGA), acontece a Oficina de Mercado de Desenvolvimento de Games para Consoles e Mobiles, com Ronaldo César Sales e Marcos Antonio Cropalato Junior. Por fim, a parceria com o Goethe-Institut/ICBA realiza Oficina de Videoarte com o alemão Olaf Stüber. Além destas, o evento oferece Oficina de Stopmotion para Crianças, com Ducca Rios e o argentino Neri Molinero, e Oficina de Webdocumentário, com Rogério Carneiro Leão e Felipe Varanda, ambos do Rio de Janeiro.

Esta é uma ação de extrema importância no evento, por possibilitar o acesso gratuito à formação e aperfeiçoamento profissional com renomados especialistas do setor audiovisual. A seleção dos alunos foi feita pelos próprios ministrantes dos cursos, exceto para as oficinas de Direção de Arte e Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica, que, de acordo com as normas do CANNE/FUNDAJ, tiveram uma comissão especial, composta por três membros, para definição dos elegidos.



Nenhum comentário: