8 de fev. de 2013

Agenda cultural - Fevereiro de 2013

Confira abaixo as programações que se seguem no mês de fevereiro:


CIRCUITO POPULAR DE CINEMA E VÍDEO 


O Circuito Popular de Cinema e Vídeo, através do projeto Terças na Tela, apresenta em Fevereiro a mostra Carnaval no Cinema. Homenageando a festa, a qual acontece tradicionalmente no mês de fevereiro, serão exibidos nos Espaços Culturais SECULT quatro filmes que abordam a temática. Vale ressaltar que todas as produções são de cineastas brasileiros. As exibições acontecerão nos próximos dias 05, 19 e 23 às  19h, no Centro de Cultura João Gilberto. 
Abrindo a programação, dia 05, será exibido o documentário “Daquele Instante em Diante”, integrante da Mostra Iconoclássicos. Dirigido por Rogério Velloso, a montagem acompanha a trajetória musical de Nego Dito Itamar Assumpção, da década de 80 até seu falecimento. Através de depoimentos de pessoas próximas ao artista e de imagens raras, retiradas de arquivos particulares, é retratada a presença ontológica de Nego Dito nos palcos e em seus momentos mais íntimos com amigos e familiares.
Sob a direção de José Umberto Dias, o filme “O Povo do Carnaval” está programado para o dia 19. Neste documentário, o Carnaval é considerado a partir da sua raiz, sua essência, e ao mesmo tempo também são abordados os fatores exteriores que alteram a sua dinâmica. O olhar crítico da comunidade que observa e convive com isso é guia da cronologia, levando naturalmente o telespectador a abandonar a sua condição passiva e assumir a posição de cúmplice da narração.
Para encerrar, serão exibidos dois curtas-metragens no dia 26: “A Deusa de Ébano”, dirigido por Carolina Moraes e “Cordeiros”, dirigido por Amaranta Cesar e Ana Rosa Marques. O primeiro narra a história de três jovens mulheres participantes do concurso anual de rainha do bloco afro Ilê Aiyê, apresenta cenas do cotidiano e destaca a importância que o concurso representa na reconstrução do ideário de beleza. O segundo retrata a realidade de homens e mulheres, em sua maioria negros, responsáveis por sustentar as cordas que delimitam o espaços nas ruas dos blocos do Carnaval de Salvador.

Programação no Centro de cultura João Gilberto:

05.02.2013 às 19h - Daquele instante em diante;
19.02.2013 às 19h - O Povo do Carnaval;
23.02.2013 às 19h - A deusa de Ébano.




TEATRO: A COMÉDIA "MANUAL PRÁTICO DA MULHER DESESPERADA"

Baseado na fusão de três contos da consagrada escritora e jornalista Dorothy Parker, a peça ‘Manual Prático da Mulher Desesperada’ narra de forma cômica o desespero de uma mulher solteira em uma noite de sábado.

A direção do espetáculo é de Ruiz Bellenda, que também é o responsável pela tradução e adaptação da montagem brasileira.

‘Manual Prático da Mulher Desesperada’ rendeu a Adriana Birollli o Troféu Gralha Azul de melhor atriz, o prêmio é concedido pelo Governo do Estado do Paraná através do Centro Cultural Guairá.

Em ‘Manual Prático da Mulher Desesperada’ a linguagem cênica escolhida pelo diretor foi a de ilustrar de forma contemporânea as desventuras amorosas da protagonista Alice, personagem de Adriana Birolli. O espetáculo conta também com a participação do ator Alex Barg, que vive os personagens Celinho e Everton.

As desventuras amorosas de Alice, personagem de Adriana, têm como testemunhas Celinho e Everton, interpretados pelo ator Alex Barg. No início do espetáculo, rituais de beleza femininos na tentativa de seduzir o sexo oposto são demonstrados. Máscara facial, depilação, cremes, prancha no cabelo e maquiagem são aplicados em cena: “Me considero vaidosa na medida, não sou uma pessoa louca pela aparência. Toda mulher tem um ritual de beleza básico. Não durmo de maquiagem e gosto de cuidar da pele e do cabelo”, conta a atriz.

Alice é bem sucedida na profissão, já tem seu próprio carro e apartamento, mas sente falta um homem para chamar de seu. Adriana diz que não existe mulher que não se identifique com as situações vividas pela personagem, que está o tempo todo atrás do amor verdadeiro. Todas já passaram pela angustiante espera pela ligação no dia seguinte e pela dúvida se deve ou não tomar a iniciativa de ligar para o pretendente.

“A mulher tem um relógio biológico e aos 30 começa a bater um desespero. Só de pensar que ela precisa arrumar um namorado, consolidar a relação, casar e depois ter filho, fica ansiosa. Nessa fase, qualquer promessa vira uma jura de amor, elas acabam se iludindo”, opina a atriz, que confessa não ser atirada na hora da conquista.

Serviço:

Local: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro-Ba

Data: 23 e 24 de fevereiro de 2013

Horário: 20 horas

Gênero: Comédia

Classificação: 14 anos

Maiores Informações: (74) 9198.2750 / (74) 8838.1528 – E-mail: cerejaproducoes@hotmail.com

Realização: Cereja Produções


Obs. Mantenham-se informados, acessando sempre este espaço, pois a depender das novas programações, as informações serão atualizadas.

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário: