30 de set. de 2008

INSCRIÇÕES NO CALENDÁRIO DE APOIO DA FUNCEB ENCERRAM NO DIA 03/10

[29.09.2008]



Encerra no dia 03/10 o prazo para as inscrições no Calendário de Apoio a Projetos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura (SECULT). Através desta iniciativa, a FUNCEB organiza solicitações e concede apoios em forma de impressão de material gráfico, hospedagem, passagem aérea ou financiamento direto no valor de até R$10 mil, para projetos culturais, de execução ou de formação, nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro, artes circenses e cultura popular.

A FUNCEB concede estes apoios mediante a apresentação de solicitações que devem ser entregues dentro de prazos estabelecidos por dois calendários elaborados pela instituição. Estes prazos se diferenciam de acordo com o tipo de ajuda solicitada por cada projeto. Os pedidos de apoio para impressão de material gráfico, hospedagem e passagem aérea seguem um calendário, enquanto que os pedidos de financiamento direto se baseiam em outro.

Desde que surgiu, em fevereiro deste ano, o Calendário de Apoio já contemplou 46 iniciativas. Dentre estas, 29 foram relativas a atividades de execução, ou seja, a realização de produções artísticas, 10 se caracterizaram como atividades de formação, com o objetivo de introduzir os participantes em linguagens e técnicas artísticas, e 7 possuíram ambos os tipos de atividade. Os projetos premiados se distribuem, em modalidades, segundo a tabela abaixo:

Área
Nº de projetos contemplados

Artes Visuais
12

Música
11

Dança
3

Teatro
11

Transversais (Multilinguagens)
5

Cultura Popular
4


Embora os recursos disponibilizados pelo Calendário de Apoio estejam voltados para todas as regiões do Estado e para todas as modalidades artísticas citadas, a escolha das propostas a serem contempladas pelo projeto segue alguns critérios de prioridade. Iniciativas a serem realizadas no interior, em áreas de maior risco social, relacionadas a capacitação e formação na área cultural e direcionadas ao público infanto-juvenil são prioritárias.

"A importância do Calendário de Apoio está no fato dele atender a demanda de artistas e grupos do interior e de bairros periféricos de Salvador por pequenos apoios, de forma complementar à política de editais da Secult. O resultado têm sido muito positivo, artistas que nunca receberam auxílio do Estado estão sendo agora apoiados através deste mecanismo. Em 2008, através do Calendário, a Funceb já concedeu 172 mil reais para a realização de projetos de proponentes de diversas cidades", destaca Gisele Nussbaumer, diretora geral da FUNCEB.

Nenhum comentário: