11 de set. de 2008

FUNCEB capacita grupos artísticos em oito cidades do interior baiano

Qualificar artistas, técnicos e interessados na composição de espetáculos, atuantes no interior do Estado, é o objetivo principal do projeto Oficinas de Técnicas do Espetáculo, proposto pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da Secretaria de Cultura. A iniciativa consiste na realização de oficinas gratuitas de maquiagem, figurino, cenografia e iluminação, nos dias 13, 14, 20 e 21 de setembro, alcançando oito territórios de identidade, através dos municípios de Barreiras, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.
As atividades, com coordenação pedagógica de André Mustafá, terão carga horária de 16 horas, dividas em dois dias, com turmas de 10 a 20 alunos. As aulas serão ministradas por professores com reconhecida atuação, tanto na área técnica quanto artística, como Marie Thauront e Renata Cardoso (maquiagem), Robertto Laplane e Miguel Carvalho (figurino), Zuarte Júnior e Euro Pires (cenografia), Luciano Reis e Edmundo Cezar (iluminação),
A expectativa da FUNCEB é qualificar cerca de 300 pessoas que atuam nas áreas de dança, teatro e música, a fim de que se tornem também agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Para isso, a instituição conta com a parceria dos coordenadores culturais de cada região. As inscrições devem ser feitas nos respectivos locais das oficinas.
DemandaO projeto atende a uma demanda dos coletivos de dança, teatro e música, registrada na II Conferência Estadual de Cultura. A capacitação de grupos artísticos representa 70% das prioridades definidas no evento. Além disso, a escolha das cidades também buscou atender aqueles territórios que indicaram a capacitação como uma de suas prioridades e, ao mesmo tempo, os que possuíam infra-estrutura para receber oficinas, através dos centros de cultura.
Gisele Nussbaumer, diretora geral da Fundação Cultural, observa que: “O resultado deste trabalho poderá ser observado em espetáculos com maior apuro técnico, em consonância com as competências artísticas, potencializando o campo da produção artística do interior baiano e, conseqüentemente, seu mercado de trabalho”.
As Oficinas de Técnicas do Espetáculo seguem as diretrizes da atual política de valorização da cultura no Estado da Bahia, tendo como prioridades a descentralização e a democratização das ações, neste caso através da capacitação e qualificação de artistas oito cidades baianas.

PROGRAMAÇÃO
1ª ETAPA: 13 e 14.09.08
2ª ETAPA: 20 e 21.09.08
Juazeiro – Centro de Cultura João GilbertoIluminação e Cenografia
Barreiras – Centro Cultural de BarreirasIluminação e Cenografia
Jequié – Centro de Cultura Antonio Carlos MagalhãesIluminação e Cenografia
Senhor do Bonfim – Centro Cultural Ceciliano de Carvalho Iluminação e Cenografia
Vitória da Conquista – Centro de Cultura Camilo de Jesus LimaMaquiagem e Figurino
Santo Amaro – Casa do SambaMaquiagem e Figurino
Porto Seguro – Centro de Cultura de Porto SeguroMaquiagem e Figurino
Valença – Centro de Cultura de ValençaMaquiagem e Figurino
ServiçoO quê: Oficinas de Técnicas do EspetáculoOnde: Barreiras, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Valença e Vitória da ConquistaQuando: 13, 14, 20 e 21, sáb e dom, 8h às 12h e 14h às 18hQuanto: Grátis. Inscrições no local Informações: 71 3103-4046Realização: FUNCEB

Um comentário:

mai disse...

olá meu nome é Mharlyzs Freitas fui aluna do Roberto Laplane, aqui em valença,agradeço a funceb por promover cursos que nos capacitou...hoje não danço nem faço mas teatro, mas decidir investir em meu prorio ateliê,tenho 17 anos e estou indo em busca do meu objetivo, meus agradecimentos a todos os que colaboraram para q esse curso chegasse até nossa cidade espero que a funceb traga mais cursos para cá poi, temos uma enorme carÊncia dessas oportunidades.
Mharlyzs Freitas.