No próximo dia 10 de abril (sexta-feira da paixão), a partir das 20h, a comunidade de Malhada da Areia, no distrito de Pinhões, a 54 km de Juazeiro, realiza pelo 6º ano, o Espetáculo Sacro: “Paixão de Cristo”.
A encenação é uma realização do Grupo de Jovens “JUVENS” (Juventude Unida Vivendo em Nome do Senhor) em parceria com a ACARCOS (Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM) e teve inicio em 2003, inspirado nas antigas Vias Sacras realizadas na comunidade na década de 1980 que possuíam um caráter mais religioso do que artístico.
O Espetáculo
Com uma estimativa de público em torno de 600 pessoas, o espetáculo acontece em cenário natural e tem duração de aproximadamente uma hora e meia. O elenco conta com cerca de 50 pessoas entre homens, mulheres e crianças, numa faixa etária entre 08 e 55 anos.
Nesta 6ª edição, algumas cenas foram acrescentadas, haverá a participação de um coral de mulheres, formada principalmente pelas mães dos atores e das atrizes e, pela primeira vez, contará com um eficiente sistema de iluminação, proporcionado pela chegada da energia elétrica no povoado. Além disso, esse ano a equipe conta com a direção de Régis Lima, que desde janeiro tem acompanhado os ensaios e a produção do espetáculo.
O figurino, bem como os objetos utilizados nas cenas, são confeccionados pelo elenco com apoio de outras pessoas da comunidade. Na noite deste sábado, dia 04, haverá ensaio geral e a apresentação do espetáculo acontece em encenação única, na sexta-feira da paixão.
O Teatro na comunidade de Malhada da Areia
A valorização da arte enquanto instrumento de promoção social e de produção da subjetividade humana é um dos objetivos das duas entidades envolvidas na organização da “Paixão de Cristo” realizada em Malhada da Areia.
Além de provocar a emoção das pessoas ao assistir a representação da Paixão e Morte de Jesus Cristo através das diversas linguagens artísticas presentes no teatro, a iniciativa é também uma forma de potencializar os talentos existentes no povoado e comunidades vizinhas e de proporcionar o crescimento social, sobretudo da juventude.
O processo de construção do espetáculo estimula a responsabilidade e o comprometimento das pessoas para com a arte e a valorização das tradições locais, bem como possibilita alternativas de lazer e entretenimento sadios, uma vez que as pessoas envolvidas na produção da Paixão de Cristo trabalham e/ou estudam durante a semana e encaram os ensaios como um espaço coletivo de aprendizado e prazer.
Contatos:
Érica Daiane – Assessoria de Imprensa: (74) 8811-2998/ 9979-0337
Daniel Senna – Produção: (74) 8106-4399
Marcos Vinicius – Produção: (74) 8822-7675
Sugestões de entrevistados:
Régis Lima – Diretor do espetáculo.
Daniel Senna – Ator (interpreta o personagem Jesus).
Ronilton Senna – Produtor do espetáculo.
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário